ABERTURA

SEJA BEM VINDO(A)!


Agradecemos sua visita. Esperamos que você se identifique com a proposta do blog Sensocracia. Objetivamos promover um movimento de pessoas que acreditam que as coisas podem ser diferentes, que a realidade pode e deve ser transformada para melhor.


O termo sensocracia é um neologismo, uma palavra nova para definir uma nova proposta. Significa poder que emana do senso (juizo, razão, fazer a coisa certa), seguindo a terminologia grega, para a qual a autocracia constitui o poder que emana de uma pessoa e a democracia significa poder que emana da maioria. Nessa perspectiva, sensocacia pode ser entendida como submissão de todas as decisões ao crivo da sensatez. Quer dizer: somente é digno de ser realizado ou admissível de se configurar na realidade o que estiver em conformidade com o bom senso. Caso contrário, precisa ser trabalhado de forma a, gradativamente, se estabelecer nessa conformidade. Em outras palavras, significa submeter a vida e a sociedade ao que pode-se chamar metaforicamente de "império de sensatez".


Nossa proposta é contribuir para que tudo aquilo que é realizado na sociedade se paute no bom senso. Objetivamos contribuir para a construção gradativa das condições para que a sensocracia se estabeleça e gradualmente sejam transformados todos os absurdos que se fazem presentes na realidade em que vivemos.


Todos os temas que fazem parte da realidade podem ser objeto de análise por essa perspectiva sensocrática. Neste espaço serão levantados diversas questões polêmicas, as quais consideramos que não tiveram ainda uma solução sensata.


Convidamos você a integrar o Movimento Sensocracia, da forma que considerar mais apropriada. Expressando suas opiniões, disponibilizando-se para contribuir em ações em andamento ou apresentando propostas de soluções, seja qual for o ponto identificado para ser melhorado.


Sugerimos que você leia as páginas especificadas na coluna à direita, iniciando com a denominada "Metodologia sensocrática", na qual são apresentadas as "ferramentas de trabalho" utilizadas por quem se dispõe a atuar na perspectiva sensocrática. Nas demais páginas são apresentadas soluções que já estão em andamento, pautadas na concepção sensocrática.


Sigamos juntos, irmanados pelo ideal de construir um mundo melhor!


Abraço fraterno.


Equipe Sensocracia.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROMOÇÃO DA EXECUÇÃO PENAL RESSOCIALIZADORA

Segue vídeo que demonstra a metodologia de trabalho detinado a promoção da execução penal ressocializadora.

Inicia-se com a fala da Professora Maura da Silva Lietzkie, estudiosa do Direito que atuou como Defensora Pública nomeada em uma comarca do Estado do Rio Grande do Sul, onde teve a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da execução penal, sendo uma de suas atribuições na época o atendimento aos presos no presídio da comarca.

Especializou-se em Ciências Criminais e passou a atuar como professora de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal e também como Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da UNOESC Chapecó, onde realiza, em conjunto com os demais integrantes do Movimento Sensocracia, a prática que denomina como promoção da execução penal ressocializadora.

Na seqüência pronuncia-se o Prof. Fernando Fantoni Bencke, Coordenador Geral de Graduação da UNOESC Chapecó, apoiador do trabalho.

Em sequida a fala de André Luiz Alves, Acadêmico de Direito da UNOESC Chapecó que, sob a coordenação da Prof. Maura e com o apoio da Prof. Micheli Taís Dumke e orientação do Prof. Rodrigo da Costa Vasconcellos, realizou no Presídio Regional de Xanxerê a pesquisa "A pena como conseqüência pedagógica", dentro dos parâmetros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNOESC Chapecó, com recursos financiados pelos dispositivos previstos no Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

Em seguida, o Gerente do Presídio Regional de Xanxerê, Roque Arlindo Fiorini, fala a respeito do trabalho orientado por essa pesquisa e de sua contribuição para o preparo das pessoas presas serem encaminhadas para o mercado de trabalho - fator que ele considera fundamental para a ressocialização e que se empenha para efetivar no estabelecimento.

Ao final, uma reeducanda expressa seus sentimentos em relação ao que experienciou na instituição reeducadora.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário