ABERTURA

SEJA BEM VINDO(A)!


Agradecemos sua visita. Esperamos que você se identifique com a proposta do blog Sensocracia. Objetivamos promover um movimento de pessoas que acreditam que as coisas podem ser diferentes, que a realidade pode e deve ser transformada para melhor.


O termo sensocracia é um neologismo, uma palavra nova para definir uma nova proposta. Significa poder que emana do senso (juizo, razão, fazer a coisa certa), seguindo a terminologia grega, para a qual a autocracia constitui o poder que emana de uma pessoa e a democracia significa poder que emana da maioria. Nessa perspectiva, sensocacia pode ser entendida como submissão de todas as decisões ao crivo da sensatez. Quer dizer: somente é digno de ser realizado ou admissível de se configurar na realidade o que estiver em conformidade com o bom senso. Caso contrário, precisa ser trabalhado de forma a, gradativamente, se estabelecer nessa conformidade. Em outras palavras, significa submeter a vida e a sociedade ao que pode-se chamar metaforicamente de "império de sensatez".


Nossa proposta é contribuir para que tudo aquilo que é realizado na sociedade se paute no bom senso. Objetivamos contribuir para a construção gradativa das condições para que a sensocracia se estabeleça e gradualmente sejam transformados todos os absurdos que se fazem presentes na realidade em que vivemos.


Todos os temas que fazem parte da realidade podem ser objeto de análise por essa perspectiva sensocrática. Neste espaço serão levantados diversas questões polêmicas, as quais consideramos que não tiveram ainda uma solução sensata.


Convidamos você a integrar o Movimento Sensocracia, da forma que considerar mais apropriada. Expressando suas opiniões, disponibilizando-se para contribuir em ações em andamento ou apresentando propostas de soluções, seja qual for o ponto identificado para ser melhorado.


Sugerimos que você leia as páginas especificadas na coluna à direita, iniciando com a denominada "Metodologia sensocrática", na qual são apresentadas as "ferramentas de trabalho" utilizadas por quem se dispõe a atuar na perspectiva sensocrática. Nas demais páginas são apresentadas soluções que já estão em andamento, pautadas na concepção sensocrática.


Sigamos juntos, irmanados pelo ideal de construir um mundo melhor!


Abraço fraterno.


Equipe Sensocracia.

sábado, 14 de maio de 2011

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE - COMO AS COISAS ESTÃO E O QUE PRECISA SER TRANSFORMADO

      Sabendo onde se quer chegar, é necessário ter a clareza de como as coisas estão. Segue uma produção audiovisual que revela de forma um tanto quanto chocante, porém profundamente realista, diversos pontos da realidade que necessitam ser trabalhados para serem transformadas. O vídeo "Princípio da Dignidade Humana" (You Tube) apresenta dispositivos legais que determinam como as realidades humanas devem ser, de acordo com o ordenamento jurídico, e imagens que revelam como estão estas realidades, ou melhor, o quanto ainda falta para que os preceitos legais se tornem de fato efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário