ABERTURA

SEJA BEM VINDO(A)!


Agradecemos sua visita. Esperamos que você se identifique com a proposta do blog Sensocracia. Objetivamos promover um movimento de pessoas que acreditam que as coisas podem ser diferentes, que a realidade pode e deve ser transformada para melhor.


O termo sensocracia é um neologismo, uma palavra nova para definir uma nova proposta. Significa poder que emana do senso (juizo, razão, fazer a coisa certa), seguindo a terminologia grega, para a qual a autocracia constitui o poder que emana de uma pessoa e a democracia significa poder que emana da maioria. Nessa perspectiva, sensocacia pode ser entendida como submissão de todas as decisões ao crivo da sensatez. Quer dizer: somente é digno de ser realizado ou admissível de se configurar na realidade o que estiver em conformidade com o bom senso. Caso contrário, precisa ser trabalhado de forma a, gradativamente, se estabelecer nessa conformidade. Em outras palavras, significa submeter a vida e a sociedade ao que pode-se chamar metaforicamente de "império de sensatez".


Nossa proposta é contribuir para que tudo aquilo que é realizado na sociedade se paute no bom senso. Objetivamos contribuir para a construção gradativa das condições para que a sensocracia se estabeleça e gradualmente sejam transformados todos os absurdos que se fazem presentes na realidade em que vivemos.


Todos os temas que fazem parte da realidade podem ser objeto de análise por essa perspectiva sensocrática. Neste espaço serão levantados diversas questões polêmicas, as quais consideramos que não tiveram ainda uma solução sensata.


Convidamos você a integrar o Movimento Sensocracia, da forma que considerar mais apropriada. Expressando suas opiniões, disponibilizando-se para contribuir em ações em andamento ou apresentando propostas de soluções, seja qual for o ponto identificado para ser melhorado.


Sugerimos que você leia as páginas especificadas na coluna à direita, iniciando com a denominada "Metodologia sensocrática", na qual são apresentadas as "ferramentas de trabalho" utilizadas por quem se dispõe a atuar na perspectiva sensocrática. Nas demais páginas são apresentadas soluções que já estão em andamento, pautadas na concepção sensocrática.


Sigamos juntos, irmanados pelo ideal de construir um mundo melhor!


Abraço fraterno.


Equipe Sensocracia.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PALESTRA CIÊNCIA E ÉTICA

A pedido do Professor Fernando Benk, da UNOESC Chapecó, foi realizada palestra no dia 16/10/2011 para os acadêmicos do primeiro período de Direito noturno da instituição, sobre o tema Ciência e Ética. O Professor Fernando, do componente curricular Ética e o Professor Ângelo, de Economia, acompanharam a apresentação, juntamente com os acadêmicos. Seguem os comentários a respeito do que foi abordado.

2 comentários:

  1. Após a apresentação, vários acadêmicos cumprimentaram o palestrante e fizeram observações.
    Chamou especial atenção o relato de um filho de policial militar que compartilhou o caso de um senhor que foi preso por estar portando arma sem documentação e permaneceu por uma noite em um presídio em um estado vizinho.
    No dia seguinte, após resolver a situação, esse senhor relatou que teve que pagar R$ 150,00 (Cento e cinqüenta reais) para poder usar um colchão e nem o usou, por temer danos à sua integridade física durante o sonho. Sofreu diversos outros constrangimentos também, tendo gastado R$ 800,00 (oitocentos reais) no decorrer da noite. O acadêmico questionou se havia alguma informação de casos semelhantes no estabelecimento em que o palestrante atua.
    Foi-lhe então relatado que recentemente foi feito esse questionamento a um vereador que se encontra detido no estabelecimento. A resposta do mesmo foi que, desde o primeiro dia, teve um tratamento respeitoso e solidário por parte de todos os colegas de infortúnio. Relatou também que, por livre e expontânea vontade, compartilha alimentos com os mais necessitados.
    Esse é mais um aspecto que se constitui resultado do trabalho realizado e que não havia sido identificado com precisão.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a palestra! O mais impressionante é o quanto o André consegue transformar um sonho, acreditar nele quando tudo parece contrário e colocar em prática. Pra mim é um dos maiores exemplos de atitude digna que já conheci. Parabéns pelo seu trabalho.

    Arlete Josiane Fraga

    ResponderExcluir